terça-feira, 23 de novembro de 2010

Catarina Mina






A Catarina Mina nasceu da curiosidade e da paixão pelo artesanato do Ceará. Celina
Hissa (designer - CE) e Joana de Paula (estilista- RJ) se conheceram há 5 anos em um trabalho de cenografia e figurino que foram convidadas para criar juntas. Desde então, não desgrudaram mais e trabalharam juntas em vários outros projetos. A sintonia, o gosto pelo artesanato e a vontade de fazer algo além fez surgir a idéia de criar a marca de bolsas Catarina Mina. O nome da grife é inspirado em uma personagem histórica Nordestina: Catarina Mina*. Além de sonoro, o nome vai de encontro com os ideais da dupla: trabalhar com ícones regionais e com o artesanato, valorizando assim a cultura local e brasileira. Já trabalharam com as várias tipologias do artesanato cearense sempre misturando-os com a moda. Dessa forma, chita, tear, crochê, rechiliê transformam-se em peças de design. Bolsas exclusivas que carregam a beleza e sensibilidade do trabalho manual local e a vanguarda do mundo da moda.
Por ter como base do seu trabalho, o artesanato, a grife direciona todas as suas ações comerciais para criar uma rede responsável de venda, com uma preocupação especial na difusão e incentivo do trabalho do artesão. A Catarina Mina acredita que valorizar o artesão significa preservar a cultura local e permitir que ela seja transmitida para as outras gerações. A ideia da grife é mostrar o artesanato como algo lucrativo e desejável, para que antigos e novos artesãos vejam nele uma alternativa viável de vida.
A Coleção verão 2010-2011 foi criada a partir da mudança de endereço do ateliê da Catarina Mina. O novo espaço de trabalho tem uma vista privilegiada, de onde se vê o centro e toda a orla marítima da cidade. Casarões antigos, a Catedral em estilo gótico, o azul do mar, as cores pastéis das construções, as texturas esmaecidas, paredes descascadas em branco (que vira cru depois dos anos de exposição ao tempo), serviram de inspiração para a coleção de verão. O ar romântico e retro das construções e cores do centro inspiraram a dupla. Materiais rústicos e sofisticados como barbante, fios acetinados e tecidos nobres, se misturam fazendo um jogo de texturas e cores. Clutchs, mini bolsas a tira colo, maxi – bolsas, carteiras, são alguns dos modelos da coleção.